Cabo Linhares cobra melhorias para comunidade do Peixe Marinho

por clely — publicado 16/04/2019 09h44, última modificação 16/04/2019 09h44 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 15 de abril, o vereador Cabo Linhares (Patriota) usou a tribuna da Câmara para relatar sua agenda de trabalho na zona Rural. O vereador acompanhou o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB) na comunidade do Santo Antônio do Tracajá, onde o prefeito informou que a escola ganhará mais quatro salas de aula. A informação foi dada aos alunos, professores e moradores. O educandário será reformado e ampliado nos próximos meses.

Em seguida, Linhares e o chefe do Executivo se deslocaram à comunidade de São Sebastião do Jará, na qual o prefeito reuniu com os comunitários e apresentou o projeto da nova escola da comunidade. O educandário terá quatro salas de aula, biblioteca, refeitório e área administrativa. A escola será construída com recursos próprios do Município. A população festejou a construção do novo educandário, cuja solicitação foi requerida pelo vereador Cabo Linhares.

O parlamentar destacou a distribuição de produtos da Agricultura Familiar que aconteceu no Centro do Idoso Pastor Lessa. "É mais uma parceria da CONAB, COOPAPIN, ASDECOSAN e Prefeitura Municipal de Parintins que entregou esses alimentos, investindo no setor primário", frisou o vereador.

O edil agradeceu o convite do diretor do IFAM, Kleber Brito para a abertura dos Jogos Internos do IFAM, onde foi firmada mais uma parceria do Instituto e a Prefeitura Municipal de Parintins.

Linhares enalteceu a abertura da aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que aconteceu no Auditório do Colégio Batista de Parintins. O Programa Educacional atende alunos das escolas estaduais e municipais, tem como objetivo transmitir uma mensagem à vida e a importância de manter-se longe das drogas e da violência. "Aqui em Parintins através do Sgt. Gildo Assis coordena esse belíssimo programa Proerd, orienta as crianças, adolescentes e jovens a não entrar no mundo das drogas", salientou o vereador.

No domingo, o vereador Cabo Linhares foi até a comunidade do Peixe Marinho, onde participou de culto, em seguida, reuniu com o presidente da comunidade e comunitários para ouvir as demandas. Na tribuna da Câmara, Linhares apresentou um Requerimento, direcionado à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção (Sempa), a solicitação de grupo gerador para referida comunidade, pois os moradores não têm gerador e nem o “Luz para Todos”. Outro Requerimento foi no sentido de solicitar da Amazonas Energia que implante o Programa “Luz para Todos”, haja visto que as comunidades próximas já usufruem deste programa.

O vereador apresentou mais um Requerimento, em que solicita do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Prefeitura Municipal de Parintins, a perfuração de um poço artesiano para comunidade do Peixe Marinho, uma vez que no período da seca, o rio fica muito distante para os moradores buscarem água.

O último Requerimento foi destinado à Secretaria Municipal de Educação, para que construa uma nova Escola para comunidade do Peixe Marinho com urgência. O vereador visitou a escola atual e conferiu que o educandário não tem mais condições dos alunos estudarem.