Aplicativo para facilitar a busca por medicamentos nas UBS é proposta apresentada pela vereadora Márcia Baranda

por Mayara Carneiro publicado 26/02/2024 11h58, última modificação 26/02/2024 11h58 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
A parlamentar solicita à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, a realização de uma parceria com o Projeto Ocara para a implementação do Aplicativo Sus Farma nas UBS.

Foto: Assessoria Parlamentar

Na sessão de hoje, 26 de fevereiro, da Câmara Municipal de Parintins, a vereadora Márcia Baranda apresentou uma indicação inovadora, visando aprimorar o acesso da população aos medicamentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Por meio do artigo 69 do Regimento Interno da Casa Legislativa, a parlamentar solicita à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, a realização de uma parceria com o Projeto Ocara para a implementação do Aplicativo Sus Farma nas UBS, proporcionando maior eficiência na gestão dos medicamentos.

O Projeto Ocara, fruto da parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas e a Empresa Samsung, estabelece-se como um Polo de Empreendedorismo Digital na Amazônia, incentivado pela Lei de Informática nº 8.387/1991. Márcia Baranda destaca que o projeto oferece cursos voltados para o empreendedorismo no setor da informática, possibilitando aos alunos o desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais, inclusive startups.

Dentre os aplicativos criados no âmbito do Projeto Ocara, destaca-se o "Sus Farma," desenvolvido pelos alunos Caroline Galúcio e Flávio Augusto, sob orientação do Professor Francisco Otávio Miranda. O aplicativo é especialmente direcionado às UBS e permite que a população tenha acesso à lista completa de medicamentos disponíveis na cidade. Isso visa evitar que os pacientes precisem se deslocar por diferentes locais em busca de determinado medicamento, centralizando as informações em um único ponto.

“Para a efetiva implementação do aplicativo, é necessário proporcionar acesso aos criadores ao banco de dados das UBS, permitindo o conhecimento em tempo real do estoque de medicamentos disponíveis para a população parintinense.” disse a vereadora.

A vereadora enfatiza a importância dessa parceria entre a Prefeitura e o Projeto Ocara para otimizar a gestão dos medicamentos, proporcionando mais praticidade e eficácia no atendimento à saúde na cidade.