Alex Garcia propõe diretrizes específicas para promover inclusão escolar de alunos com TDAH em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 08/08/2023 12h35, última modificação 08/08/2023 12h35 Edição: Mayara Carneiro / Assessoria de Imprensa da CMP - Foto: Pablo Luz
O objetivo principal é garantir que os profissionais da educação estejam devidamente preparados e informados para lidar com as demandas singulares desses estudantes.

O presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Alex Garcia (PSD), defendeu na tribuna do Legislativo a Indicação nº 461/2023, em que solicita ao Poder Executivo a criação de um Projeto de Lei que disponha sobre as diretrizes a serem adotadas pelos profissionais das escolas municipais de Parintins, no que se referir ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e seu acompanhamento educacional. 

Aprovada de forma unânime, essa iniciativa visa formalizar medidas concretas para fomentar a inclusão escolar, a diversidade e a igualdade de oportunidades dentro do ambiente educacional. O objetivo principal é garantir que os profissionais da educação estejam devidamente preparados e informados para lidar com as demandas singulares desses estudantes, assegurando que todos tenham igualdade de chances para aprendizado e crescimento. 

O parlamentar argumenta que a elaboração de diretrizes claras por meio desse Projeto de Lei será fundamental para direcionar ações educacionais mais eficazes e holísticas. Isso, por sua vez, permitirá que os educadores reconheçam, compreendam e respondam adequadamente às necessidades individuais dos alunos com TDAH. 

"Ao estabelecer um conjunto de normas que orientem o trabalho dos profissionais das escolas municipais em relação ao TDAH, acreditamos estar dando passos cruciais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Todos os indivíduos devem ter a oportunidade de desenvolver plenamente suas habilidades, independentemente de suas características e circunstâncias", ressalta o vereador. 

Uma das principais ênfases dessa proposta é também promover a educação continuada dos professores, disponibilizando os recursos e ferramentas necessários para a criação de estratégias pedagógicas personalizadas e apropriadas às necessidades de cada aluno com TDAH. Ao adotar uma abordagem educacional mais inclusiva e adaptativa, espera-se mitigar o estigma associado ao transtorno, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e a autoestima dos alunos. 

“Com uma abordagem educacional mais inclusiva e adaptada, espera-se reduzir o estigma e preconceitos em relação ao transtorno, fortalecendo assim o potencial de aprendizado e a autoestima dos alunos”, mencionou. 

Outro aspecto destacado por Alex Garcia é a importância de construir uma rede de colaboração entre a escola, a família e os profissionais da área da saúde. Essa sinergia permitirá um acompanhamento mais integrado do progresso dos alunos com TDAH, garantindo uma abordagem abrangente e eficaz para o desenvolvimento educacional desses indivíduos. 


TDAH

O TDAH é uma condição neurobiológica que afeta crianças, adolescentes e, em alguns casos, adultos. As características do TDAH, como dificuldade em manter a atenção, impulsividade e hiperatividade, podem criar desafios significativos no ambiente escolar. Com essa proposta, Alex Garcia busca criar um ambiente educacional mais acolhedor e adaptado para atender às necessidades específicas desses alunos, visando um futuro mais inclusivo e promissor.