Alex Garcia faz balanço dos primeiros 6 meses de trabalho como vereador de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 08/07/2021 13h14, última modificação 08/07/2021 13h14 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Em seu primeiro mandato, o parlamentar já apresentou inúmeras demandas da população, pautado no trabalho e compromisso pelo município.

Bastante atuante do parlamento municipal, o vereador Alex Garcia (PSD), divulgou um balanço dos primeiros 6 meses de mandato na Câmara de Parintins. Em seu primeiro mandato, Alex já defendeu inúmeras demandas em prol da população.

Foram 19 indicações e 10 requerimentos apresentados na tribuna da Câmara, sempre pautado no trabalho e compromisso na casa legislativa.

Apesar de ter sido acometido pelo vírus da Covid-19 no início de seu mandato, o vereador Alex Garcia não deixou de trabalhar pelo município. Durante o agravamento da segunda onda da pandemia, o Amazonas sofreu com a crise de oxigênio, e Alex buscou parcerias para realizar a doação de cilindros de oxigênio para o Hospital Jofre Cohen.

Após vencer a Covid-19, a primeira ação do parlamentar foi realizar uma visita ao hospital de referência ao coronavírus do município, onde acompanhou de perto o tratamento executado pelos profissionais de saúde.

"Durante a campanha, sempre afirmei que o meu mandato seria pautado na seriedade e compromisso pelo povo de Parintins. E nesses primeiros 6 meses como vereador, apresentamos diversas pautas de grande importância para o nosso município", destacou o vereador.

Social

Sempre ativo na área social, Alex fechou parcerias com a secretária da Semasth, Zeila Cardoso, e com a primeira-dama de Parintins, Mayra Dias, para a realização de ações sociais no município.

Saúde

Na área da saúde, o parlamentar solicitou prioridade na vacinação contra a Covid-19 de professores e pessoas com deficiência, incluindo os autistas, uma de suas fortes bandeiras na Câmara. Além disso, Alex solicitou o apoio do Governo do Estado para a manutenção dos leitos de UTI de Parintins.

Apresentou também uma indicação para Compra de scanner vascular e termômetro digital infravermelho, para facilitar a coleta em idosos e crianças nas emergências das unidades hospitalares

Infraestrutura

Um dos grandes problemas da cidade, o Porto Fluvial de Parintins, foi uma das demandas destacadas pelo vereador Alex Garcia, que solicitou a reforma do muro de contenção do local, para que possa ser reaberto. Após a grande repercussão do pedido feito pelo parlamentar na tribuna, a solicitação foi atendida pelo Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura e DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, abriu o processo licitatório para execução das obras de construção do muro de contenção da terminal portuário de Parintins

Alex apresentou moção de repúdio contra os preços abusivos de combustível praticados no município, o que prejudica em grande escala a população.

Zona Rural

Na Zona Rural, o parlamentar sempre esteve presente, ouvindo as demandas das comunidades do interior parintinense, para apresentá-las na tribuna.

Educação

Como presidente da Comissão de Educação e Desporto da Câmara, Alex Garcia realizou diversos encontros com lideranças educacionais, e se posicionou contra o retorno das aulas presenciais da rede estadual no município de Parintins, enquanto os profissionais da educação e alunos não fossem vacinados.

Enchente 2021

Com a enchente histórica do rio Amazonas que atingiu o município em 2021, Alex solicitou um plano de trabalho para o desenvolvimento de ações preventivas, emergenciais e de ajuda às famílias afetadas. O jovem parlamentar solicitou também a isenção da taxa de água para os atingidos pela cheia, além de solicitar ajuda humanitária, e crédito solidário através da Afeam e Governo do Estado.

No Idam, Alex buscou um mutirão para a renovação e retirada de Cartão do Produtor Primário para as comunidades do Máximo, Zé Açu e Varre Vento, zona rural de Parintins

Cultura

Na cultura, o vereador foi o autor da criação da Comissão Especial do Festival Folclórico de Parintins, e como presidente da mesma, discutiu ações de apoio aos artistas e trabalhadores que dependem financeiramente do evento.

Leis

Uma das solicitações atendidas pelo poder executivo municipal, Alex solicitou uma lei para regulamentar a implantação de antenas de telefonia e internet no município.

Parceria com Saullo Vianna

Campeão no envio de emendas parlamentares para o município de Parintins, o deputado estadual Saullo Vianna, foi um grande parceiro do nosso mandato, sempre ouvinte, contribuiu muito para que nossas demandas ao estado pudessem ser concretizadas. Saullo destinou 100% das suas emendas da educação para Parintins em 2021, totalizando 1,7 milhão, e para 2022 já garantiu que destinará novamente o mesmo quantitativo para a área da educação parintinense. Além disso, o deputado destinou 1,5 milhão em emendas para o combate à Covid-19 no município, demonstrando o comprometimento do parlamentar com sua terra na assembleia legislativa.

"Esse foi apenas o início de um grande trabalho por Parintins. O mandar é coletivo, e continuará contando com a participação da população, para juntos possamos legislar em prol de cada parintinense", completou.