Alex Garcia defende inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física das Escolas Municipais

por Mayara Carneiro publicado 19/03/2024 14h59, última modificação 19/03/2024 14h59 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão
A iniciativa visa assegurar a promoção da acessibilidade, inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Alex Garcia defende inclusão de estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física das Escolas Municipais

Alex Garcia na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Em seu pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19 de março, o presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 22/2024, que propõe a implementação de planejamento específico de conteúdo e de atividades que incluam os estudantes com deficiência nas aulas de Educação Física das Escolas Municipais.

A iniciativa visa assegurar a promoção da acessibilidade, inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de efetivar os objetivos, princípios, diretrizes e estratégias previstos na legislação.

"Nosso objetivo é conscientizar a sociedade e construir uma cultura de educação inclusiva. Precisamos capacitar os professores de Educação Física e garantir a adequação dos espaços físicos das escolas conforme a legislação vigente sobre acessibilidade, uma vez que a prática de atividades físicas deve ser inclusiva", explicou o parlamentar em seu discurso.

Garcia ressaltou a importância da Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, como base para fundamentar a proposta, evidenciando o que cita o seu art. 43: “O poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo”.