Alex Garcia apresenta moção de repúdio contra Petrobrás por preços abusivos do combustível

por Mayara Carneiro publicado 15/03/2021 12h40, última modificação 15/03/2021 12h40 Texto: Assessoria Parlamentar / Fotos: Pedro Coelho

O vereador Alex Garcia (PSD), apresentou durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), uma moção de repúdio contra a empresa estatal Petrobrás, pelo constante aumento do combustível no ano de 2021, prejudicando financeiramente a população em todo país, em especial no município de Parintins.

Segundo o parlamentar, a caótica situação na política de preços de combustíveis no mercado brasileiro, tem causado revolta em nossa população. Alex se coloca contra o abuso nos valores e contra o recente aumento, sendo o oitavo reajuste da gasolina, que já acumula alta de 53% desde o início de 2021. No caso do diesel, é o quinto aumento do ano, com uma variação de 40% desde janeiro.

A variação é reflexo da política de preços vigente desde 2016 na Petrobras, que passou a acompanhar as oscilações internacionais. Até 2015, os preços da gasolina e do diesel eram influenciados por decisões do governo. Esses aumentos acompanham também, a variação do dólar, que influenciam a alta no valor praticado nas refinarias.

"Coloco-me ao lado de cada cidadão prejudicado com esse aumento e questiono quanto a composição dos valores cobrados, na qual impostos como ICMS e COFINS tornam o preço final ainda mais vulnerável e abusivo. No atual contexto econômico e social do país, essa situação chega aos lares brasileiros como um acinte às famílias, que passam a vivenciar a instabilidade no preço de um produto essencial e acabam sendo vítimas de sérios prejuízos das mais variadas ordens, tais como financeiros e logísticos, tendo que readequar o orçamento familiar", repudiou Alex.

O vereador destacou uma série de manifestos vem surgindo em todo o Brasil com o objetivo de sensibilizar as autoridades responsáveis e procurar soluções efetivas para o problema.

Alex repudiou também a ação dos donos de postos de gasolina do município de Parintins, que de forma abusiva, realizam o aumento do combustível nas bombas, poucas horas depois do reajuste feito pela estatal, sendo que o aquele combustível foi comprado antes do reajuste.

"O Poder Legislativo seguirá vigilante e irá em busca de todas as medidas que se fizerem necessárias para alcançar um valor mais justo e, por conseguinte, um equilíbrio nas relações de consumo e na estabilidade financeira das famílias", completou o parlamentar.

Apoio do governo nas UTI's de Parintins

Ainda durante a sessão desta segunda-feira, Alex falou sobre as UTI's do município, relembrando que início do mês fez um apelo ao governador do Amazonas, Wilson Lima, via vídeo na rede social, e também ao deputado Saullo Vianna, que apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma solicitação para que o governador ajudasse Parintins para o funcionamento desses leitos.

"Em audiência na quinta-feira, dia (11), o governador Wilson Lima e o prefeito de Parintins, Bi Garcia, fecharam acordo e o Governo Estadual vai realizar levantamos para buscar mais convênio no sentido de bancar as Unidades de Tratamento Intensivos na Ilha de Tupinambarana", destacou.