Água no Jirau para São Tomé e Esperança são os primeiros requerimentos do vereador Renei em 2020

por clely — publicado 18/02/2020 17h35, última modificação 18/02/2020 20h12
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Outro assunto foi relacionado à saúde. O parlamentar tem informações de que o município comprou seis motores de popa, da marca Mercury 150HP, e que essas máquinas já se encontram no município de Parintins. Com isso, pediu que possam atender as comunidades da Agrovila do Mocambo e Caburi, as quais estão sem o serviço de ambulancha.

Na primeira sessão ordinária de 2020, nessa terça-feira (18/02), o vereador Renei Mocambo (PL) apresentou dois requerimentos para inclusão do projeto ‘Água no Jirau’ em comunidades rurais. Para São Tomé solicitou um castelo para caixa d'água e duas caixas de cinco mil litros. O vereador disse que o pedido é em resposta ao apelo feito pelos comunitários em 2019 e esperam ser atendidos. “Tratam-se de seres humanos que necessitam desse benefício”, declarou.

O outro requerimento foi para Esperança. “Esse ano tem mais de 40 alunos de 1º ao 5º ano e do 6º ao 7º ano. Eles necessitam de água de boa qualidade. Para isso, precisa da inclusão do projeto. Os pais dessas crianças e jovens veem, através da Casa Legislativa, fazer esse apelo e contam com as autoridades para serem atendidos”, argumentou.

Outro assunto foi relacionado à saúde. O parlamentar tem informações de que o município comprou seis motores de popa, da marca Mercury 150HP, e que essas máquinas já se encontram no município de Parintins. Com isso, pediu ao Secretário de Saúde Clerton Rodrigues e ao prefeito Bi Garcia (PSDB) que possam atender as comunidades da Agrovila do Mocambo e Caburi, as quais estão sem o serviço de ambulancha.

Renei falou sobre as lanchas que fazem serviço para tais localidades - a do Caburi é alugada e a do Mocambo faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com a programação de entrega de novas ambulanchas, pede que essas comunidades sejam atendidas, visto que é grande a necessidade para fazer a remoção de pacientes até o município.

Renei fez agradecimento ao presidente da Câmara por ter incluído a comunidade do Borralho no cronograma para instalação do Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z). Os comunitários já esperavam ser atendidos por esse projeto, sendo que há mais de 40 alunos, além da população que precisava de água encanada. “Todos são muitos gratos e espero que outras comunidades que também necessitam desse sistema sejam atendidas ainda esse ano”, finalizou.