Afonso Caburi fiscaliza obras na Zona Rural e solicita Ligação Elétrica para Poços Artesianos
“Muitos investimentos chegando ao município de Parintins, fruto de muito trabalho da municipalidade e desta Casa”. Assim o vereador Afonso Caburi (DEM) iniciou seu pronunciamento, ao falar sobre o papel do Poder Legislativo em fiscalizar a aplicabilidade do dinheiro público.
O parlamentar prestou conta das atividades que realizou na semana passada, com relato de suas viagens às comunidades da zona rural, com objetivo de verificar a realização das obras e serviços solicitados por seu gabinete ao Poder Executivo municipal.
Comunicou que esteve na Comunidade Santo Antônio do Panauarú, verificando a construção do Castelo D’água que está em andamento. “Pedimos que a empresa se apresse em levar os materiais, pois o lago já está muito seco”, alertou o edil, solicitando agilidade no processo de entrega.
Na Comunidade de Nossa Senhora das Graças do Aduacá, ressaltou a construção da escola da localidade. Segundo o vereador, o orçamento antes perdido foi resgatado por esta administração e, agora, as obras estão em andamento com um prédio completo. Na oportunidade, verificou a instalação da caixa d’água de 5.000 litros.
Na Comunidade Divino Espírito Santo do Aduacá, onde esteve verificando a obra do poço artesiano, destacou que, após quatro tentativas da perfuração o poço da localidade, foi concluído e está em fase de limpeza e, logo, estará servindo aos comunitários.
O vereador disse que esteve na Comunidade Núcleo da Ribeira. “É uma comunidade muito próxima da Vila, mas ainda não possui energia elétrica”, no que explicou que já fez muitas solicitações à Amazonas Energia para incluir a comunidade no programa Luz para Todos, infelizmente sem efeito, e, agora, que esta comunidade conseguiu o poço artesiano. Necessita ainda mais da eletricidade para colocá-lo em funcionamento.
Esta situação gerou o requerimento do edil, solicitando à Prefeitura Municipal que disponibilize um motor gerador elétrico para a comunidade com a finalidade de pôr em funcionamento a bomba d’água do poço que já está instalado, e, desta forma, levar água potável até os comunitários do Núcleo da Ribeira.
O edil visitou as comunidades de Palhal e Vila Nogueira para verificar in loco o andamento das obras dos poços artesianos que estão sendo instalados nas comunidades. Na oportunidade, verificou ainda a ausência de pontos de iluminação. Com isto, reforçou seu pedido anterior à Secretaria de Obras, que o responsável faça os serviços pendentes na iluminação pública dessas localidades.
“Pedimos ao SAAE, juntamente com a secretaria de obras, que faça a ligação da energia desses poços”, manifestou o vereador quando falou que esteve na Colônia São Joaquim e verificou que, assim como em outras localidades, o poço artesiano ainda não está em funcionamento devido não estar ligado na rede elétrica. Por este motivo, pediu que, com urgência, seja verificada a situação e realizada a ligação, pois a população da zona rural anseia pela chegada de água de qualidade às suas residências.
“Graças a Deus uma semana intensa de trabalho”, finalizou.