Afonso Caburi apresenta Requerimentos em favor das Comunidades Rurais do Palhal e Panauarú

por clely — publicado 13/03/2019 09h43, última modificação 13/03/2019 09h43 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Pedro Coelho

Na sessão dessa terça-feira, 12, o vereador Afonso Caburi (PTB) usou a tribuna da Câmara para expor suas atividades da semana na zona rural do município de Parintins. Na sexta-feira, 8, participou da Pré-Conferência Municipal de Saúde no Distrito de Caburi, onde foram discutidas problemáticas, feitas reivindicações e apresentadas propostas referentes à saúde do município tanto da cidade quanto zona rural.

Na oportunidade, foram escolhidos delegados para participação na Conferência Municipal, e possível representatividade nas Conferências Estadual e Nacional de Saúde. “Hoje sabemos que a saúde é uma ‘doença’ no país todo! Infelizmente, o Estado do Amazonas está contaminado por esta ‘doença’!”, frisou.

O vereador evidenciou a importância da realização das conferências para discutir e buscar soluções para os problemas do setor da saúde no país.

O parlamentar relatou visita à Comunidade de São Francisco do Palhal para acompanhar a substituição de bomba d’água do poço artesiano que serve a comunidade. Ressaltou que o problema foi parcialmente resolvido.

Para dar solução definitiva e atender todas as famílias daquela localidade, apresentou requerimento solicitando a construção de um poço artesiano de 60 metros e a expansão da rede hidráulica para alcançar famílias que ainda não são beneficiadas com o abastecimento em suas residências. No mesmo requerimento, pediu a instalação de um reservatório de água com capacidade de 10.000 litros.

Referindo-se, ainda, à Comunidade do Palhal, apresentou segundo requerimento em que solicitou a reforma e construção de duas salas de aula na Escola Municipal “São Francisco”. A meta é suprir a demanda de alunos da localidade.

Vereador Afonso fez apelo em benefício da Comunidade do Panauarú. Ele explicou que a região não dispõe de poço artesiano, o que deixa a comunidade em “situação sofrida”, principalmente no período da vazante do rio, porque fica isolada e sem água potável. A água do lago que os serve dá lugar à lama, fica ainda mais imprópria para consumo. Com isso, acarretam inúmeros prejuízos, principalmente para a saúde dos comunitários. Em atenção a este problema, o parlamentar requereu a perfuração de um poço artesiano e a instalação de rede hidráulica na Comunidade de Nossa Senhora do Panauarú.

Finalizando seu discurso, apresentou Moção de Pesar aos familiares da senhora Maria Nazaré Souza Martins, devido falecimento no dia 07 de março. Afonso manifestou sentimentos de pesar e desejou o conforto para o esposo, filhos e demais familiares de Maria Nazaré.