Ação Social alerta para os cuidados com a Saúde da Mulher

por clely — publicado 09/03/2019 16h21, última modificação 09/03/2019 16h21 Fotos: Simone Brandão / Texto: Clely Ferreira e Karine Nunes

"Cuidar bem das pessoas" é um dos princípios da gestão municipal. Na manhã desse sábado (09), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), realizou mais uma atividade, voltada, em particular, aos cuidados com a mulher, na Escola Municipal Irmã Cristine.

A ação, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, deu abertura à Campanha Março Lilás, cujo tema é "Mulher: Avanços e Desafios – O cuidado com a saúde não pode parar". A campanha visa conscientizar para a prevenção e a luta contra o câncer de colo de útero, visto que o Amazonas, a nível nacional, está em primeiro lugar com incidência de casos.

No evento, as mulheres compareceram em massa. Na composição da mesa eram maioria. Entre elas, a vereadora Vanessa Gonçalves (PROS) representou o Poder LegislativoA parlamentar alertou sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina. Além disso, enalteceu a valorização das mulheres do município.

"Por falta de tempo, muitas vezes, a mulher deixa sua saúde em segundo plano, mas é preciso incluir na rotina alguns momentos para cuidar de si", declarou. Assim, a Procuradora da Mulher parabenizou a iniciativa do Executivo em promover a praticidade dos atendimentos médicos.

Ultrassonografia, odontologia, serviço de clínica médica e, principalmente, ginecologia foram os serviços disponibilizados na Ação. O Secretário Municipal de Saúde declarou que "a meta é atender aproximadamente 500 mulheres" e "intensificar os serviços realizados nas UBSs e hospitais, levando-os para dentro da comunidade".

A vereadora Maria Alencar (PSD) também compareceu à atividade que, para ser concretizada, contou com a parceria com Senac, Cetam, Universidade do Estado do Amazonas e Vigilância em Saúde. Além da atenção em Saúde também foram oferecidos cuidados em Estética.