“Uma categoria que forma todos os cidadãos, seja o advogado, seja o médico, seja o promotor de justiça, seja o juiz, todos os vereadores, a polícia, todos passaram pela educação”. Assim, o Vereador Afonso fez referência em defesa dos Professores do Estado

por clely — publicado 06/05/2019 20h25, última modificação 06/05/2019 23h31 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Na sessão dessa segunda-feira, 06, o vereador Afonso Caburi (PTB) reconheceu a iniciativa do Governador Wilson Lima no que tange ao recapeamento asfáltico do município. O serviço havia sido paralisado ainda em dezembro, mas agora mantém o convênio disponibilizando orçamento para conclusão do projeto.

Sobre educação, o vereador mostrou-se preocupado.

“Um dia você foi aluno. Negocie com os professores! Isso está ficando chato, está se tornando complicado!”. Com indignação, o vereador dirigiu-se ao senhor Wilson Lima, governador do Estado do Amazonas. Ele fez apelo para que o mesmo defina o reajuste de 15% para os profissionais da educação, por ser um valor justo e o Estado poder arcar. Afonso evidenciou que a falta de resposta por parte do Governador tem prejudicado professores e alunos.

A nível nacional, o parlamentar teceu críticas firmes às decisões que estão sendo tomadas pela Presidência da República em relação à educação no país, citou os cortes já realizados aos institutos e universidades federais, e ainda, notícias de que 47% dos recursos do FUNDEB também foi suspenso. “Esses 47% deveriam ser de aumento, deveria ser de respeito”, ressaltou o vereador, demonstrando extrema preocupação com o cenário da educação brasileira.

Em benefício da zona rural do município de Parintins, o vereador apresentou requerimento solicitando a reforma do prédio e refeitório da Escola Municipal “São Sebastião do Caburi”, onde funciona o Programa “Mais Educação” e Programa do Idoso. Em segundo requerimento, solicitou a conclusão da obra do laboratório de informática da Agrovila de Caburi, obra que está parada desde 2012, deixando de servir à população caburiense.