“Saúde nas Escolas” é programa proposto pelo vereador Telo Pinto à Prefeitura

por Mayara Carneiro publicado 08/08/2025 11h30, última modificação 08/08/2025 11h30 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Kilmer Lima
A ideia é que a formação de equipes multiprofissionais, para ações integradas entre profissionais da educação e da saúde. O edil recomenda no documento rodas de conversas, palestras, campanhas educativas e atendimento psicológico básico.
“Saúde nas Escolas” é programa proposto pelo vereador Telo Pinto à Prefeitura

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Implementar ações educativas, preventivas e de promoção à saúde nas escolas. Com este objetivo, o vereador Telo Pinto (Avante) protocolou na sessão de terça-feira, 05 de agosto, Indicação em que propõe à Prefeitura de Parintins, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a criação do Programa “Saúde na Escola”.

A proposta visa promover o desenvolvimento de atividades que possam estimular hábitos saudáveis e práticas diárias de autocuidado para crianças e adolescentes. As atividades seriam contínuas na rotina escolar, com estratégias para abordar temas como higiene pessoal e coletiva; alimentação equilibrada; saúde bucal; prevenção do uso de droga; atualização vacinal, bem como sobre saúde mental e emocional.

A ideia é que a formação de equipes multiprofissionais, para ações integradas entre profissionais da educação e da saúde. O edil recomenda no documento rodas de conversas, palestras, campanhas educativas e atendimento psicológico básico, com intenção de promover bem-estar, melhoria do desempenho escolar, reduzir evasão e formação cidadã.

Em sua justificativa, argumenta que a propositura está em alinhamento com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também com a Constituição Federal. Isto para assegurar direitos fundamentais de crianças e adolescentes ao pleno desenvolvimento e proteção integral. Pelo potencial da proposta, a aprovação foi unânime pelos pares de Parlamento.