“Foi praticamente uma semana de festival”, avalia Mateus Assayag ao falar das festas de Caprichoso e Garantido

por Mayara Carneiro publicado 02/05/2023 14h42, última modificação 02/05/2023 14h42 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

O vereador Mateus Assayag (PL) destacou nesta terça-feira (02/05), na tribuna da Câmara Municipal, a realização das festividades de Caprichoso e Garantido durante o fim de semana em Parintins. O parlamentar destacou a força do turismo na ilha tupinambarana, sobretudo com os eventos protagonizados pelos bumbás, como o lançamento do álbum azul e a Alvorada vermelha.

Mateus ressaltou que Parintins viveu uma semana intensa, com o aquecimento do comércio local e a geração de renda para a população. “Foi praticamente uma semana de festival, onde milhares de turistas desembarcaram em Parintins. Os aviões, barcos, lanchas lotados nos mostrou mais uma vez a importância da festa para nossa cidade, principalmente para a geração de emprego e renda”, disse.

Neste sentido, o parlamentar reforçou o pedido para a realização de cursos profissionalizantes aos trabalhadores que atuam no trade turístico. “Ano passado fiz essa solicitação ao Governo do Estado e tivemos uma resposta muito positiva. Para esta temporada, voltei a pedir as capacitações pois compreendo que é fundamental prepararmos nossos trabalhadores para receber os turistas na ilha, principalmente com os cursos de inglês e espanhol”, destaca.

Turismo na Agrovila do Mocambo

O vereador Mateus Assayag destacou a realização da reunião feita na Agrovila do Mocambo, no sábado passado (29/04), que discutiu a implantação da pesca esportiva na localidade. “O objetivo é criar uma alternativa forte de trabalho e renda, por meio do turismo. Foi um passo importantíssimo, uma conversa direta com os moradores com intuito de criar novos postos de trabalho, sem atacar o ecossistema”, explicou.

O encontro no Mocambo contou a presença de representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCTUR), pescadores profissionais, lideranças comunitárias e moradores da localidade.