“A nova estrada Caburi, Mocambo, Monte Sinai é um marco para a história de Parintins”, destaca Mateus Assayag

por Mayara Carneiro publicado 17/10/2023 10h38, última modificação 17/10/2023 10h38 Fotos: Éder Repolho e Pitter Freitas
O vereador acompanhou a assinatura da ordem de serviço para pavimentação da estrada na quinta em agenda de trabalho no interior.

Fotos: Éder Repolho e Pitter Freitas

No feriado do dia 12 de outubro, o vereador Mateus Assayag acompanhou o prefeito Bi Garcia em mais uma agenda de trabalho na zona rural. Foram anunciados investimentos para as Agrovilas do Mocambo e Caburi, comunidade Monte Sinai e sede da Gleba de Vila Amazônia. Os vereadores Telo Pinto, Vanessa Gonçalves, Cabo Linhares, Fernando Menezes e Afonso Caburi também estiveram presentes, bem como o coordenador da Defesa Civil, Adriano Aguiar e o diretor do SAAE, Fermiliano Tavares.

No Mocambo, Mateus Assayag acompanhou a assinatura da ordem de serviço da Cidade da Criança e do Ginásio Poliesportivo e Cultural, pedidos feitos pelo vereador na Câmara Municipal. Também foi oficializado o início dos trabalhos para construção da estrada que vai interligar o Caburi, Mocambo e Monte Sinai, com recursos de emenda parlamentar do senador Eduardo Braga em conjunto com a Prefeitura de Parintins.

As famílias atingidas pela forte estiagem receberam ajuda humanitária do poder municipal. Foram entregues trezentas cestas básicas no Mocambo e mais trezentas no Caburi. Pela passagem do Dia das Crianças, a deputada Mayra Dias enviou brinquedos que foram doados para as crianças da região, incluindo os pequenos que moram no Monte Sinai. Além disso, o prefeito Bi Garcia anunciou obras que vão beneficiar as comunidades adjacentes.

Na sede da Vila Amazônia, além da assinatura da ordem de serviço da Cidade da Criança, também foram entregues 27 unidades de Melhorias Sanitárias Domiciliares e houve distribuição de brinquedos. O vereador Mateus Assayag destacou o dia de trabalho intenso realizado na zona rural de Parintins, sobretudo a importância da pavimentação da estrada.

“É um marco na história de Parintins e na vida dos moradores do Mocambo, Caburi e Monte Sinai. Em momentos de dificuldades como este em que estamos vivendo com a estiagem, a estrada pavimentada será crucial no cotidiano da nossa população ribeirinha, seja para o escoamento da produção, o abastecimento das localidades e até mesmo na locomoção de doentes que necessitam de atendimento na cidade. Eu fico muito feliz de fazer parte dessa conquista, ajudando o prefeito Bi Garcia na elaboração do projeto que com certeza vai trazer ainda mais qualidade de vida para as pessoas”, comentou.

Deslocamento

A logística para chegar até essas localidades é dificultada em razão da forte estiagem que assola a região. As duas Agrovilas (Mocambo e Caburi) estão praticamente isoladas, com o acesso fluvial limitado. Por isso, além das voadeiras, que chegam somente até a margem do Rio Amazonas, a locomoção é feita também através de rabetas, ônibus e em alguns trechos, por longos períodos de caminhada.