14 Anos do CAPS são homenageados em Sessão Especial na Câmara de Parintins

por clely — publicado 13/11/2019 21h15, última modificação 13/11/2019 21h45 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto(s): Simone Brandão
Pioneiro no Estado do Amazonas, o Centro Psicossocial (CAPS) Adolfo Lourido completou 14 anos no dia 12 deste mês. Para celebrar a data e em alusão às ações de conscientização ao Suicídio, vinculadas ao Setembro Amarelo, o Centro recebeu homenagem em Sessão Solene da Câmara Municipal de Parintins, na manhã desta quarta-feira (13/11), por propositura do vereador Beto Farias (Podemos)

Pioneiro no Estado do Amazonas, o Centro Psicossocial (CAPS) Adolfo Lourido completou 14 anos no dia 12 deste mês. Para celebrar a data e em alusão às ações de conscientização ao Suicídio, vinculadas ao Setembro Amarelo, o Centro recebeu homenagem da Câmara Municipal de Parintins, na manhã desta quarta-feira (13/11).

Na Mesa de autoridades estiveram o presidente da Casa Legislativa, vereador Telo Pinto (PSDB), o propositor, vereador Beto Farias (Podemos), o subsecretário de Saúde André Acauan, a Coordenadora do CAPS Doracy Ribeiro de Souza, o médico psiquiatra Alessandro José Cintra Gonzaga, o Capitão N. Santos, representando o 11º Batalhão da Polícia Militar, o usuário Francinaldo Tavares Rodrigues e o prefeito em exercício Tony Medeiros (PSD).

Durante esses 14 anos foram mais de 72 mil atendimentos com relevantes serviços prestados à sociedade parintinense. Reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam na Instituição resumem a Sessão Solene, proposta pelo vereador Beto Farias com o Requerimento nº 366/2019, aprovado por unanimidade no dia 07 de outubro.

Atualmente, existem 1.800 usuários cadastrados, com atendimento contínuo em seus tratamentos. Superação e gratidão foram termos usados pelos usuários que usaram a tribuna. Com testemunho e poesia, renderam suas homenagens ao Centro.

“Resumo que o CAPS é uma família e é por isso que está tendo sucesso na vida das pessoas que buscam ali ajuda”, pontuou o autor da propositura. Além da Sessão Especial, também solicitou Moção de Aplausos e Parabenizações a cada funcionário que compõe a equipe, bem como aos voluntários, que foram entregues durante o evento. “Emociona a cada um de nós quando vemos o trabalho e dedicação de cada um de vocês que trabalha nessa tão importante entidade”, declarou.

Em nome do corpo funcional do CAPS, a coordenadora Doracy Ribeiro falou da honra tanto pela homenagem ao órgão, como ainda pelo trabalho de valorização à vida ali desenvolvido, “contribuindo com a saúde mental e psicológica de pessoas que necessitam de um olhar mais humano”. Expressou seus agradecimentos à Casa Legislativa pela reverência, à Secretaria de Saúde e ao Prefeito pelo constante apoio para alcançar resultado positivo.

“Falar de CAPS é falar de coletivo”, afirmou o médico psiquiatra Alessandro José Cintra Gonzaga. Ele enalteceu a visão futurista de inaugurar o CAPS.

Assim como todos que usaram a tribuna, o prefeito em exercício, Tony Medeiros e o presidente da Casa Legislativa também denominaram o prefeito Bi Garcia (PSDB) como “visionário”. Telo comentou sobre a conquista do CAPS AD e contou um pouco da história para a conquista do Centro de Referência em saúde mental de Parintins. “Não foi só o primeiro do estado do Amazonas, mas um dos primeiros do norte do país”, exaltou.

“Cuidar bem das pessoas é a marca dessa gestão e o CAPS tem essa conotação”, frisou o presidente da Câmara, com agradecimentos ao serviço prestado aos parintinenses, assim como também às pessoas de municípios circunvizinhos.

O vereador Cabo Linhares (Patriota) também esteve na solenidade que contou com presença significativa da população.